Ferramentas de gestão de conteúdos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Ferramentas de gestão de conteúdos

Mensagem  Admin em Seg Out 13, 2008 8:04 pm

Antes da tendência observada na Web 2.0, a edição de sites era algo restrito a pessoas muito especializadas na área. Era fundamental o conhecimento dos códigos HTML, que são linhas de comando que estabelecem a formatação das páginas. Cores, fontes, alinhamento, tudo era definido por este tipo de linguagem de programação.

Mas a necessidade de facilitar o acesso a edição no ambiente da internet foi determinante na criação dos CMS (sigla em inglês para Content Management System). É um sistema de gerenciamento online no qual já estão incluídas as ferramentas necessárias para a criação, edição e manutenção dos sites e sem a necessidade de softwares específicos como o Microsoft Front Page e o Macromedia Dreamweaver.

Neste tipo de sistema, é notável a facilidade de customização das páginas e o baixo custo para a disponibilização de conteúdos na Web. A partir de qualquer computador conectado à internet pode-se atualizar rapidamente um site com CMS. O mais conhecido exemplo de CMS que vemos na rede é a Wikipédia, onde os usuários podem colaborar postando novos assuntos ou acrescentando dados àqueles que já estão no ar.

Quanto às ferramentas CMS, há uma variedade de sistemas disponíveis na rede. Os mais conhecidos são o Mambo , o Joomla e o WordPress, este último uma ferramenta específica para a gestão de blogs.

Admin
Admin

Mensagens : 5
Data de inscrição : 07/10/2008

Ver perfil do usuário http://freshweb.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum